Friday, January 23, 2009

Oscars

Ouvi ontem pelo caminho as nomeações para os Oscar da Academy of Motion Picture Arts and Sciences. Ainda que não tenha visto muito dos filmes não posso deixar de ter alguns favoritos, não que pense que sejam os que têm mais hipóteses, mas aquele que gostaria de ver a receber a estatueta dourada.

Melhor Actor

Há muita competição, qualquer um tem boas hipóteses. Gostaria que fosse entregue a Sean Penn, um actor que admiro e que, como homem, também é uma pessoa interessada pelo que se passa no mundo em que vive. Prova disso é a sua personagem em Milk. Também não ficava nada chateado se o entregassem a Mickey Rourke por The Wrestler pelo factor surpresa que constitui este regresso improvável de Rourke.
Melhor Actriz











Este prémio dificilmente deverá fugir a Kate Winslet que, recorde-se, venceu também o Globo de Ouro. É uma actriz magnífica embora nesta categoria, por vezes aconteçam surpresas.

Actor Secundário


Heath Ledger merece este Oscar a título póstumo e acredito que o venceria mesmo se estivess vivo. Este Joker vai entrar directamente para a nossa consciencia colectiva como uma das grandes figuras da cultura pop. Convém não esquecer que é um filme de super heróis, o que poderá acarretar algum preconceito por parte dos membros mais conservadores da Academia. Para esses pergunto: "Why so serious?"
Actriz Secundária
Aqui é como no totoloto. Não simpatizo muito com Penélope Cruz porque acho que uma actriz deveria ser capaz de fazer convincentemente qualquer personagem. Ela é um pouco limitada. É bonita, isso é verdade, mas nunca poderá fazer outra personagem que não uma latina e aquele sotaque quando fala Inglês dá-me cabo dos nervos. Aposto em Amy Adams. Porquê? Por muitas razões, principalmente porque sim.
Finalmente, porque me vou restringir apenas às categorias principais, deixo aqui as minhas previsões optimistas (tradução foleira de "wishful thinking") em relação aos galardões de Melhor Filme e Realizador. Aposto tudo num cavalo. Danny Boyle e o seu Slumdog Millionaire. Por outro lado, não me surpreenderia se a Academia decidisse premiar Milk ou mesmo o The Curious Case of Benjamin Button. Entre estes dois últimos preferia que vencesse o segundo que é de um dos meus realizadores favoritos da actualidade, David Fincher.
A vantagem de fazer isto com esta antecedência é só que, daqui a um mês, se eu falhar ninguém se recorda. Se eu acertar vou recordar toda a gente. Já está marcado na minha agenda: dia 23 de Fevereiro- dia livre para recuperar as horas de sono perdidas na madrugada anterior.

3 comments:

Luis Leal said...

Temos uma visão muito parecida dos Óscars deste ano, no entanto destaco uma nomeação que creio passar bastante despercebida. Trata-se da nomeação de Robert Downey Jr. na categoria de melhor actor secundário. Deve ganhar o póstumo Ledger (que achei fantástico!), mas esta nomeação, por um improvável papel cómico (género que considero o mais difícil), brilhante (quanto a mim), em "Trophic Thunder", é uma pena passar tão ofuscada pelo mediatismo das outras.
Há muito tempo que não via um papel do género tão bem representado, mesmo numa paródia como esta de Stiller.
Um grande abraço e, devo dizer-te, não sei se me aguentarei para ver a ceromónia... menos mal que oiço rádio pela manhã.
Um grande abraço.

MAR said...

O Downey Jr é espectacular nesse filme! Devo confessar que me ri a bom rir com esse filme. Pela loucura desenfreada, pelo Ben Stiller, pelo Jack Black mas principalmente pelo Tom Cruise e Downey Jr. que têm papéis completamente fora do vulgar. A comédia é um género um pouco mal amado pela Academia que prefere um melodrama tear jerker ruim a uma grande comédia.
Não posso dizer que não aprecio as comédias de Ben Stiller, juntamente com Adam Sandler continua a fazer comédia espectaculares que fazem tangentes ao mau gosto em que se despenharam filmes como Scary Movies, Meet the Spartans, Super Hero Movie...

Luis Leal said...

Stiller e Sandler são os melhores! Com os seus sidekicks Wilson e Schnneider.
Aquele abraço.