Tuesday, November 18, 2008

Eu só queria dizer uma coisa:





Obrigado Fernando Meirelles, obrigado Julianne Moore, obrigado Mark Ruffalo, obrigado Gael Garcia Bernal, obrigado Alice Braga, obrigado Danny Glover, obrigado até ao cão das lágrimas. São escusados os agradecimentos ao camarada José Saramago. É daqueles filmes sobre os quais tenho tanto para dizer mas que o essencial é ordenar-vos que o vejam. Apenas algumas palavras para a escolha de um elenco multi étnico que ajuda a situar o filme em local nenhum, como se o mundo fosse um sítio sem fronteiras e no qual os poucos limites existentes, vão sendo destruídos como se nunca tivessem lá estado.

É talvez a adaptação mais fiel ao cinema de uma obra literária e que consegue a virtude de ser um grandioso filme. Quase tão grandioso como aquele que é, quanto a mim, o maior romance alguma vez escrito! É um filme violento e cru como também o é o romance. Destaco ainda a presença de Julianne Moore que é quem nos guia também a nós durante o filme e nos devolve a esperança com a sua humanidade imperfeita. VEJAM!!

2 comments:

Luis Leal said...

Vou confessar-te amigo, tentei ler o livro há uns anos e não o terminei. Deprimia-me (provavelmente não tinha maturidade para o entender, não tinha de certeza!). Quero ver o filme, quero mesmo. E, espero poder ler o livro, já com outra perspectiva.
Um abração!
Há algum tempo enviei-te um convite para os "senderos" mas não aceitaste, ou não viste. Tínhamos muito gosto em termos-te por lá! Um abração!

Heavenlight said...

Tenho que ver o filme! O pior vai ser conseguir que alguém me fique com os 3 miúdos, mas já não vou ao cinema há muito tempo e acho que este filme deve valer mesmo a pena.