Sunday, December 23, 2007

Lição

Aprendi na última sexta feira uma grande lição: ser solidário não tem nada a ver com a quantia de dinheiro de que estamos dispostos a prescindir para ajudar os outros. Visitei um centro de acolhimento temporário para crianças e houve vários meninos que me mostraram que a sua felicidade se faz mais com colo, carinhos e abraços do que com todos os brinquedos de todos os Pais Natal do mundo. Obrigado à Cátia, à Margarida, à Camila e ao João e a todos os outros por esta lição. E eu, que não me comovo por "dá cá aquela palha", tive que morder os lábios com força para me despedir destes meninos. A eles e a quem trabalha com eles no Centro de Acolhimento Temporário A Buganvília para que possam ter um presente e um futuro risonho, os meus votos de Feliz Natal e de um Próspero Ano Novo.

Monday, December 17, 2007

Tempo de Festa

Toda a gente já gozou com o meu apelido, e toda a gente esboça um riso de gozo quando o ouve pela primeira vez: Rabino... não é que eu tenha alguma coisa contra os Judeus, pelo contrário, respeito a sua herança cultural e admiro a sua perseverança até porque o mais certo é eu ter também algum sangue desse povo. Por isso, e como andamos todos a festejar o Natal com todas as cantiguinhas de Natal, aqui fica um cantiga de Hannukah que por acaso acabou dia 12 de Dezembro ao pôr do sol.



Depois de um poema belíssimo de Miguel Torga tinha que vir uma parvoice qualquer...

Monday, December 10, 2007

Medida

Um poema de Miguel Torga que é uma lição de vida:


Medida


Jogo contra o destino.

Cada minuto, cada desafio.

Livre neste baldio

Da liberdade humana.

Arrisco a consciência dos meus actos

Na roleta da sorte.

O triunfo e a derrota não me importam.

Nenhum triunfo vale o sol que o doira,

E nenhuma derrota o é na morte

Que temos certa.

Quero apenas fazer a descoberta

Do que posso e não posso,

Sem poder nada.

Aprendo a conhecer o meu tamanho

Pela maneira como perco ou ganho.

Monday, December 03, 2007

Tom Waits


Não podem ser só os formandos a aprenderem e a descobrirem coisas comigo. Desta vez, e com a devida vénia ao Rui que me tem arranjado sempre os Footbal Managers, devo agradecer ao Carlos por isto:

Friday, November 23, 2007

Later with Jools Holland

Os Ingleses têm uma instituição magnífica que se chama Later with Jools Holland. Este programa de televisão assenta numa premissa tão simples quanto eficaz: Levar bandas e artistas a apresentarem algumas músicas ao vivo e "sem rede". A fórmula tem tanto sucesso que o programa conta com grande longevidade, começou em 1992 e por aí continuou a apresentar grandes músicos ao vivo. Na minha opinião é ao vivo que se separam os Homens dos rapazes, e a banda deste video inclui-se claramente no primeiro grupo.
Muse - Knights of Cydonia


Apresento-vos Simon Pegg

Para quem não conhece Simon Pegg escolhi alguns sketches de Big Train, uma série Britânica que por cá passou na Sic Radical. O pior foi escolher, foi impossível escolher só um...
O primeiro é para quem conhece bem o clássico "The Birds"
e este: Join the Army, now:
E ainda aqui está outro para quem não sabe falar inglês:

e é isto, parece que ultimamente só tenho colocado videos no blog, mas a verdade é que ando sem tempo nem disposição para outra coisa. Se não fosse chegar a casa e ver um filme ou uma boa série andava ainda pior do que ando. Onteontem ao final do dia dei por mim a tentar abrir um carro que não era o meu: nem o mesmo modelo, nem a mesma marca nem a mesma cor. Só falta um mês para descansar...

Monday, November 19, 2007

Thursday, November 15, 2007

O que tenho visto por estes dias... e hei-de ver nos próximos

28 weeks later, continua o meu fascínio por filmes de zombies (se bem que 28 days later e 28 weeks later não sejam bem sobre zombies). É muito bom, é pena que não vá estrear no cinema. Vejam o trailer porque serve de aperitivo mais não seja pela excelente música desses rapazes brilhantes chamados Muse.



faltam sete horas para poder ver El Laberinto del Fauno



e faltam 1 dia e 5 horas para Cabin Fever



Às vezes dizem-me: "Ah e tal, não sei quê! Só andas a ver filmes assim tipo terror..." Acho que isto me acontece todos os anos quando se aproxima o Natal. A uns apetece ver o Home Alone e The Sound of Music pela centésima vez, a mim é mais isto:

Wednesday, October 24, 2007

Hot Fuzz

Confirma-se que Simon Pegg e Edward Wright são génios absolutos do Humor. Depois de Shaun of the Dead, um dos filmes que mais me fez rir nos últimos tempos, decidiram fazer uma incursão pelo cinema de acção com Hot Fuzz, uma espécie de Die Hard da Província. Embora seja muito díficil para mim poder ver este filme no cinema, quem morar perto de Lisboa ou Porto bem pode agradecer a este senhor a hipótese de poder ver o filme no grande ecrã.
Preparem-se para velhinhas armadas com shotguns, reformados a esconderem metralhadoras dentro de gabardinas, pensionistas a serem pontapeados na cara, donas de casa disparando furiosamente uzis... Sem mais demoras, lets look at the trailer

Fernando Pessoa no Metro de Paris


Wednesday, October 10, 2007

É proibido tirar fotografias no Louvre


eu e "A Vitória de Samotrácia" e ...


eu e "A Liberdade Guiando o Povo" de Delacroix

as minhas obras de arte favoritas do Grand Musée du Louvre.

Luz







"We´ll always have Paris"














e Jim... estive perto.






Friday, September 28, 2007

Fim da Premiere Portugal

Com grande pena minha vou comprar pela última vez a revista de cinema Premire em Outubro. Ao longo de uns belos 5 anos em que a li (ia comemorar 8 anos) foi uma boa companhia. A informação mais recente acerca do que se passava no mundo do cinema, as entrevistas às principais figuras, os dias de Criswell, as críticas feitas por quem realmente gosta de cinema, ... Vai deixar saudades e um vazio enorme sempre que passar perto de um quiosque nos primeiros dias de cada mês

Thursday, September 27, 2007

Ainda sobre Grindhouse

Falei aqui há uns meses de Grindhouse, um projecto que me pareceu muito interessante e que unia Quentin Tarantino a Robert Rodriguez num filme dividido em duas metades projectadas numa unica sessão. A ideia era excelente, era género maratona de cinema de horror. No entanto, talvez porque o conceito não fazia sentido fora dos EUA, ou talvez para ganharem mais uns trocos, a estratégia de lançamento para o nosso país (não faço ideia se o mesmo aconteceu em outros países) foi lançar os filmes em separado. Assim, o mês passado ou há dois meses estreou por cá o segmento de Tarantino Death Proof (que ainda não vi) e brevemente estreará Planet Terror de Rodriguez (que até tenho mais vontade de ver)
O que é uma pena é que aparentemente perdemos algo de fantástico que Grindhouse unida tinha e que Grindhouse separada dificilmente terá, que é:
Os trailers falsos incluídos entre o segmento de Tarantino e o de Rodriguez, mas como não quero que vos falte nada, aqui estão eles. Atenção a Nick Cage que está o máximo. A música é completamente datada é perfeitamente adequada, a voz off à série Z e as falhas de imagem propositadas para dar um look retro, o som desfazado da imagem são excelentes. Por ordem:
Machete, Werewolf Women of the SS, Don't e Thanksgiving
Por favor vejam o video todo até ao fim que vale a pena, só o slogan "Thanksgiving...you'll come home for the holidays... (pausa dramática) in a body bag." é de ter acessos de incontinência a rir.

Sunday, September 23, 2007

Maneira estúpida de fazer referência à Metamorfose de Kafka


"Já dizia o Kafka, estou pior que uma barata"

Friday, September 14, 2007

rip

serve o presente post para comunicar o falecimento subito de doenca fulminante do meu querido modem.deixa dois chorosos utilizadores orfaos de internet.as causas serao determinadas depois da autopsia.peco desculpa pela ausencia de acentos,maiusculas,espacos e cedilhas mas este post foi feito num telemovel.

Tuesday, September 11, 2007

...

Não costumo sentir-me um patriota mas é que isto arrepia. Estes tipos são amadores, estudam, trabalham e com grande sacrificio e dedicação conseguiram estar presentes no Mundial de Râguebi, o terceiro maior evento desportivo no mundo. Merecem inteiramente este momento e a nossa atenção. Um post para Os Lobos num blog onde nem costumo falar de desporto.

Wednesday, July 25, 2007

Jonestown


Since I realised that there are many non portuguese speakers visting this post on my blog, I am going to translate it to English so you won't feel frustrated for not understanding it. Hope you think it's useful.
Sometimes, without expecting it, you can discover something truly great. It happened last night when I saw Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple, an amazing and truly shocking documentary. It was especially shocking because I had never heard about this church and its sad ending and because this story shows that reality is sometimes even stranger than fiction. For those who, like me until yesterday, never heard  about Jim Jones, Peoples Temple and Jonestown, you can find information about the events that led to the suicide/assassination of more than 900 men, women and children in the links highlighted in the portuguese version of the text.
Às vezes sem querer fazemos grandes descobertas. Foi assim ontem à noite quando apanhei Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple um documentário espectacular e verdadeiramente chocante. Chocante para mim porque nunca tinha ouvido falar desta seita nem do seu triste fim e porque esta história é daquelas que comprova que a vida ultrapassa muitas vezes a ficção. Para quem que, como eu até ontem, nunca tinha ouvido falar de Jim Jones, da Peoples Temple e de Jonestown, pode ficar a saber tudo sobre os eventos que levaram ao assassinato/suícidio de mais de 900 homens, mulheres e crianças aqui, e ver o trailer aqui.

Tuesday, July 24, 2007

Encosta-te a mim...



Já gostei da música quando a ouvi na rádio pela primeira vez. Quase encostei para a poder ouvir melhor. Mas este video, deixou-me mesmo emocionado por ver o reconhecimento e amizade de que o Jorge Palma merece disfrutar. O disco é bom, o Jorge Palma não sabe fazer discos maus, mas este Encosta-te a mim é absolutamente brilhante na sua simplicidade.

Thursday, June 28, 2007

YIPPIE KI YEA MOTHERFUCKER!



Ele está de volta e promete rebentar com tudo. John McClane, um dos meus heróis preferidos regressa naquele que será o meu guilty pleasure do ano. Tenham medo, tenham muito medo!

Sunday, June 17, 2007

Moving...




A banda sonora dos meus dias.
Escoural-Aljustrel-Castro Verde-Barrancos-Escoural
Muitos kms de estrada percorrida. Caras que passam a muitos kilometros por hora. Confusão, pressa, stress, não há tempo para comer, mais um café para dar genica, mais uns euros de gasolina. Moving keep on moving...

Moving just keep moving
til I dont know what Im saying
Ive been moving so long
The days all feel the same

Moving just keep moving
Well I dont know why to stay
No ties to bind me
No reasons to remain

Got a low low feeling around me
And a stone cold feeling inside
And I just cant stop messing my mind up
Or wasting my time
Theres a mow low feeling around me
And a stone cold feeling inside
Ive got to find somebody to help me
Ill keep you in mind

So Ill keep moving just keep moving
Well I dont know who I am
No need to follow
Theres no way back again

Moving keep on moving
Where I feel Im home again
And when its over
Ill see you again

Got a low low feeling around me
And a stone cold feeling inside
And I just cant stop messing my mind up
Or wasting my time
Theres a mow low feeling around me
And a stone cold feeling inside
Ive got to find somebody to help me
Ill keep you in mind

Thursday, June 07, 2007

Resposta

Respondendo ao desafio do meu amigo Carapinha, se é que realmente compreendi o que ele queria dizer com "meme" deixo as sábias e alucinadas palavras de James Douglas Morrison:
"We are all in the cosmic movie. That means the day you die you watch your whole life repeating for eternity. So you'd better have some good things happen in there and a fitting climax"
Há momentos
Pretéritos Imperfeitos
de silêncio cumplice
Com jogos de palavras
de Azar
Em que o tempo que perdemos
É mais do que o tempo que podemos dar
Mas lemos o poema
Com sumo em vez de sangue
Com trágica fantocharia
E descobrimos que o poeta
Que parecia sofrer, que parecia morrer,
Por detrás das cortinas... ria.

Monday, April 23, 2007

E quando eu estava descansadinho da vida...

Os doidos do Robert Rodriguez e Quentin Tarantino fazem isto:



uma homenagem ao cinema de terror de série B dos anos 70 e 80. Nessa altura eram comuns nos EUA as sessões continuas de cinema de horror em salas que receberam o nome grindhouse que dão título ao filme. Grindhouse é composto por duas películas independentes, Death Proof de Tarantino e Planet Terror de Rodriguez. O trailer vale a pena e abre o apetite. Mais tarde irei aqui colocar falsos trailers que são transmitidos entre os filmes e que têm títulos tão hilariantes como Werewolf Women of the SS que conta com um divertido e diabólico Nicholas Cage.

Thursday, April 12, 2007

Já que falo em Zach Snyder...

Queria partilhar com quem ainda não teve oportunidade de ver o excelente remake Dawn of the Dead a partir do clássico de George Romero a sequência inicial que prepara o espectador para o desenrolar da intriga que, por acaso, tem como pano de fundo uma das mais geniais canções do grande Johnny Cash- the man come around.





PS- Para o Pinto: ainda não vi o Laberinto del Fauno mas conheço o trailer e o realizador Guillermo del Toro de outros filmes como Hellboy e o excelente El Espinazo del Diablo do qual me parece reter muitas ideias para o seu filme mais recente. Já agora, uma novidade (ou não): Zach Snyder está também neste momento ligado à pré-produção daquela que é considerada por muitos uma das melhores Graphic Novels de sempre: Watchmen.

Wednesday, April 04, 2007

300 de Zach Snyder

Que experiência delirante que vai ser ver este filme numa sala de cinema. A fotografia é algo entre o quadrado de banda desenhada e o sonho. Absolutamente brilhante. Aguardo ansiosamente que a realização seja também excelente. Eu que já sou fã de Zach Snyder desde o belíssimo remake de Dawn of the Dead espero que ele consiga fazer deste filme algo mais do que cenas de lutas bem coreografadas e fogo de vista.
Vejam o trailer:


UPDATE:É absolutamente brutal. Snyder consegue o que Rodriguez conseguiu em Sin City - passar toda a vibração de uma BD para o cinema sem perder a identidade e conjugando o essencial das duas linguagens. Há algumas cenas que tão cedo não vou esquecer- a da morte de Leónidas, o Oráculo e principalmente um plano dos corpos mortos dos Espartanos espalhados pelo chão numa imagem na qual encontrei paralalelo com o tecto da Capela Sistina. It blew my mind!

Thursday, March 01, 2007

Intervention

Continuam grandes... Arcade Fire a tocar o primeiro single Intervention do novo album Neon Bible no Saturday Night Live.

Monday, February 26, 2007

Inveja também é Medo 4


Terra de Ninguém, livro de contos do autor mexicano Eduardo Antonio Parra. Para descobrir um grande contador de estórias. Os contos "Não me tirem o pouco que tenho" e "O cristo de San Buenaventura" são dois dos mais brilhantes que já pude ler, especialmente o último. Carregados de personagens trágicas em confronto com um destino com o qual não se conformam mas parece inevitável, que já quase conhecemos desde a primeira frase do conto.

Wednesday, January 03, 2007

A melhor prenda de Natal é: (parte 2)

Deixo aqui o trailer de Shaun of the Dead, divirtam-se.

E a melhor prenda de Natal foi:



(sem menosprezar ou querer parecer mal agradecido pelas outras que recebi)

Shaun of the Dead. Uma comédia romântica com... zombies! Shaun tem que reconquistar a namorada, visitar a mãe, e superar as dificuldades da idade adulta no mesmo dia e já agora conseguir escapar às hordas de zombies que infestam as ruas de Londres. Um dia todas as comédias românticas serão assim... A tradução do título na tradução portuguesa é que é absolutamente patética : "Zombies party, uma noite de zombies". Primeiro porque "zombie" teria que levar apóstrofo seguido de "s" para fazer o possessivo de "party". Segundo porque a maior parte da acção do filme desenrola-se durante o dia. O que me leva a dizer que o título português está errado tanto na forma como no conteúdo. Ainda por cima perde-se o trocadilho com o clássico Dawn of the Dead do George A. Romero ou com o remake mais recente de Zack Snyder. Mas o conteúdo é absolutamente genial e hilariante.

Obrigado Cristina!!

New Year Resolution: Criar o maior arquivo de filmes de zombies do país!!! Por isso se tiver filmes de zombie em VHS, DVD ou em qualquer outro suporte entre em contacto comigo.

Filme de zombie no chão... não! Coloque-os na minha colecção!