Friday, February 13, 2009

Ando a ler



Diary de Chuck Palahniuk (o que eu gosto deste tipo)

É um dos autores dos nossos dias. Atingiu o conhecimento do grande público (no qual me incluo) com a adapatação do seu romance Fight Club ao cinema por David Fincher (o mesmo que realizou The Curious Case of Benjamin Button). Este ainda agora comecei mas parece-me ter uma linguagem mais poética do que Lullaby ou Choke.

O outro livro que ano a ler (isto de ler dois livros ao mesmo tempo é uma novidade para mim...) é Ecstasy de Irvine Welsh. Tanto Welsh como Palahniuk, têm em comum o facto de se terem tornado mais conhecidos pela adapatação de romances seus ao grande ecrã, no caso de Welsh Trainspotting de Danny Boyle (o mesmo que realiza Slumdog Millionaire). Apercebi-me, mesmo agora enquanto escrevo, da coincidência que constitui o facto de estes dois realizadores que adaptam livros de autores que estou a ler estarem, este ano, em competição na cerimónia dos oscar com dois dos melhores filmes que vi em muito tempo (mas isso são contas de outro post).
Ecstasy é um livro de contos que não foge ao estilo de Welsh. Centra-se em comunidades que pertencem a culturas muito específicas, no caso do primeiro conto (que quase dava um romance) um conjunto de pessoas fãs de música electrónica. Também é extremamente divertido e invulgar que é o que se procura quando se passa dias inteiros a ler histórias de vidas no trabalho.

1 comment:

Luis Leal said...

Andas bem motivado com o nosso amigo Chuck! Tenho de ver se leio algum desses livros que recomendas. Por enquanto ando de roda do "Gomorra" (ainda vou nas primeiras páginas, dos contentores cheios de chineses), "La tésis de Nancy" do J. Sender e acabei ontem um livro, que não me recordo o nome em português, do Victor Frankl. Este último gostei bastante porque é a abordagem de um psiquiatra, o autor, à sua passagem como prisioneiro nos campos de concentração nazis. Quando me lembrar do nome digo-te!
Grande abraço!
P.S.
Os meus pais estiveram de conversa com os teus nessa bela terra que é o Escoural! Pelos vistos a minha mãe vai ao casório do teu irmão (Já agora parabéns ao "mano"!)Eh eh...