Friday, November 28, 2008

Para o fim de semana grande numero uno

A música que tem bombado em grande nas minhas viagens de carro. São a minha banda favorita do momento. Para ouvir no máximo do volume. The Killers, Human

Bom fim de semana grande numero uno! Para a semana temos o numero dos.

Mundo Catita

Quem não votaria em Manuel João Vieira para Presidente? Muita gente de certeza, mas isso não vem agora a propósito. Estreou na semana passada na RTP2, a mini-série Mundo Catita centrada na biografia do Candidato Vieira. Há duas semanas, mostraram um making off que demonstra que este é um labour of love dos envolvidos. Recomendo que vejam, é algo fora do comum e muito acima dos patamares habituais da ficção portuguesa. Fica aqui o trailer. Dá domingo à noite às 23h55 a seguir àquele programa cultural pretensioso com a apresentadora mais cheia de si da televisão portuguesa.

Sugestão da Semana



Grande trailer do filme de Darren Aronofsky protagonizado por um aparentemente ressuscitado Mickey Rourke. Atenção à música brilhante do Bruce Springsteen. Vou ver este fim de semana, depois logo digo qualquer coisa.

Tuesday, November 18, 2008

Eu só queria dizer uma coisa:





Obrigado Fernando Meirelles, obrigado Julianne Moore, obrigado Mark Ruffalo, obrigado Gael Garcia Bernal, obrigado Alice Braga, obrigado Danny Glover, obrigado até ao cão das lágrimas. São escusados os agradecimentos ao camarada José Saramago. É daqueles filmes sobre os quais tenho tanto para dizer mas que o essencial é ordenar-vos que o vejam. Apenas algumas palavras para a escolha de um elenco multi étnico que ajuda a situar o filme em local nenhum, como se o mundo fosse um sítio sem fronteiras e no qual os poucos limites existentes, vão sendo destruídos como se nunca tivessem lá estado.

É talvez a adaptação mais fiel ao cinema de uma obra literária e que consegue a virtude de ser um grandioso filme. Quase tão grandioso como aquele que é, quanto a mim, o maior romance alguma vez escrito! É um filme violento e cru como também o é o romance. Destaco ainda a presença de Julianne Moore que é quem nos guia também a nós durante o filme e nos devolve a esperança com a sua humanidade imperfeita. VEJAM!!