Thursday, December 15, 2005


Será legítimo matar quem matou?
É certo que poucas vezes nos orgulhamos de ser portugueses, e é verdade que temos poucos motivos para isso, uma dessas poucas razões é termos sido o primeiro país europeu a abolir a pena de morte. Falo da pena de morte porque os Estados Unidos, mais concretamente o Estado da Califórnia e o seu governador- o Exterminador Implacável, assassinaram na madrugada de quarta-feira Stanley Tookie Williams. Tookie foi condenado à morte no ano em que nasci- 1981, ausado de matar 4 pessoas. Desde então remetido às 4 paredes da sua cela de 3 metros quadrados, Tookie, sempre reclamando a sua inocência, esperou pacientemente que o governo do seu estado o matasse. A pena de prisão serviu para que Tookie se redimisse, passou de líder de um violento gang de Los Angeles a militante anti-violência. De criminoso a várias vezes nomeado para o Nobel da Paz. Esta metamorfose vem descrita no livro que escreveu (entre muitos outros, costuma-se dizer que quem é preso escreve um livro...) com o sugestivo título de Redemption. Se aconteceu com Tookie, porque não há-de acontecer com outros? Que legitimidade tem o Estado, que repudia o assassinato, de matar?
Ouço muitas vezes as pessoas gritarem a sua indignação contra assassinos, pedófilos e outros criminosos, e interrogarem-se como seria o nosso país com a pena de morte. A resposta é bem simples: um país menos civilizado. Um país que não dá a quem erra a hipótese, o direito de se redimir. E isso mete medo.

4 comments:

Anonymous said...

Não sei se concordo com o que escreveste... por um lado seria um país menos civilizado, mas por outro os criminosos não andariam a passear livremente como se não tivessem cometido crime nenhum, mostrando que toda a gente, desde que detenha algum poder, pode fazer o que lhe apetece!

MAR said...

Caro Anónimo:

Não gosto muito de números, prefiro falar de pessoas. No entanto estes comprovam que os países com pena de morte são aqueles que têm maior taxa de criminalidade. Evoluímos um bocado desde a lei do "lho por olho", pelo menos quero acreditar nisso.

Anonymous said...

Desculpa levar este assunto tão sério para o nosso amado cinema mas o comentário anónimo fez-me lembrar o filme "American Psicho"...

NUNCA será legítimo matar quem matou pois, assim, seremos também assassinos e tens toda a razão quanto à lei do "Olho por Olho, Dente por Dente". Ainda bem que evoluímos...

Beijos grandes.

Anonymous said...

E quais são as probabilidades de escrever um comentário exactamente à mesma hora que o primeiro do anónimo???!!!! Incrível! :)