Tuesday, March 17, 2009

Filmaço

Que grande filme, cru, verdadeiro, com sangue e suor genuínos, não há fingimentos (o que é irónico tendo em conta que fala de um desporto que assenta nesse fingimento). Há muito tempo que não sentia tanta empatia com uma personagem como com este Randy the Ram, alguém fragilizado que tenta encontrar um espaço fora dos ringues mas que é empurrado para lá. Espantoso Mickey Rourke. Lembrei-me de autopsicografia assim de repente...



e a música de Bruce Springsteen nos créditos finais... Que filme.
*****

Wednesday, March 11, 2009

Filmes, filmes e mais filmes

Tenho andado nos últimos tempos a gastar cada segundo do meu tempo livre a ver filmes. Vi muitos dos filmes presentes na gala dos oscars e vi também outros que estavam na minha shortlist há algum tempo.
Primeiro que tudo, e porque a quantidade não é qualidade, apenas dois deles me encheram as medidas: Slumdog Millionaire e The Curious Case of Benjamin Button. Dois triunfos, o primeiro por contar uma história simples recorrendo apenas a um excelente argumento, montagem e realização. É um filme notável que entusiasma, a empatia com o trio de personagens é imediata também por culpa da direcção de actores que consegue extrair dos três miúdos o necessário para que isso aconteça. No filme de David Fincher há também um excelente trabalho em relação ao argumento, pegaram numa short story e criaram material suficiente para um filme memorável com uma interpretação prodigiosa de Brad Pitt. Pode não ser um actor como Sean Penn, mas escolhe magnificamente os papéis que representa.
De entre os filmes nomeados, a maior desilusão foi Revolutionary Road. Talvez não o tenha visto com o estado de espírito necessário para o apreciar. Na minha opinião há história, trabalho de actores e uma excelente e contida realização, no entanto, não me cativou.
Já vi Choke e, como acontece quase sempre com adaptações, o livro é imensamente superior. É uma comédia banal, demasiado escatológica. Não que o livro não falasse desses temas, a abordagem é que me parece diferente e desajustada.
Maradona by Kusturica emocionou-me. Gosto de Maradona genuinamente e foi para mim um encanto ver alguém que gosta de futebol mas também se interessa pelo mundo que o rodeia acompanhá-lo e mostrar estas facetas do maior jogador de futebol do mundo.
A surpresa foi Knocked Up. Esperava uma comédia ligeira mas encontrei um grande filme sobre o amadurecimento e o medo de assumir responsabilidades. Esta trupe composta por Judd Apatow, Seth Rogen, Paul Rudd e Jason Segel (jutamente com o comparsa James Franco) começa a tornar-se um caso sério e constitui um novo fôlego na comédia. Tenho-os seguido desde a série Freaks and Geeks que por cá passou na SIC Radical. Ver também Pineapple Express que também é produzido por Apatow (e que em Portugal passou directamente para o mercado DVD) e The 40 Year Old Virgin que o mesmo realiza.

Muitos mais há para ver (The Wrestler, Gran Torino...), vou mantendo notícias.
Ainda não me tinha pronunciado sobre a festa dos Oscares da Academia. Primeiro deixar uma salva de palmas a Hugh Jackman, o sucesso da cerimónia passa em parte pelo talento que demonstrou como anfitrião.

De seguida vamos ver se as minhas previsões se verificaram:

Comecemos pelas más notícias, não consegui adivinhar o vencedor do prémio para o melhor actor. Sabia à partida que era renhido entre Mickey Rourke e Sean Penn mas estava mais inclinado para o primeiro. Também nunca na vida esperaria que Penelope Cruz vencesse na categoria de Melhor Secundária mas, a partir daqui, um mar de rosas. Slumdog Millionaire, venceu oito galardões e os prémios para melhor actriz e actor secundário foram entregues a quem eu tinha esperado. Foi uma boa noite, com pouco descanso mas muito entusiasmo e riso, em especial com esta apresentação das comédias de 2008: