Wednesday, March 12, 2008

Re: Profissões Anacrónicas

Fui este fim de semana a Évora e passeava eu pela praça do Giraldo quando me lembrei deste post do amigo Pinto. Lembro-me de, em miúdo e mesmo ainda há bem pouco tempo, me passear por esta praça e ver, encostados a um dos muitos arcos, engraxadores. Mas este fim de semana, olhei em volta e não vejo nenhum.


A explicação:












Em plena Praça do Giraldo, junto à pastelaria, está este estafermo. Bem pode engraxar os sapatos mas não responde aos comentários sobre o tempo, a quem diz mal do governo ou a quem queira falar da bola. Ele há cada uma...

Monday, March 03, 2008

Sweeney Todd


Fui ver este fim de semana o último filme de Tim Burton -Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street. Não era grande fã de musicais mas ultimamente têm-me caído no goto, e quanto mais bizarros melhor. Foi assim com Rocky Horror Picture Show e também foi assim agora. O Johnny Depp e a Helena Bonham Carter fazem o par mais freak que já se viu nos ecrãs de cinema bem secundados por um alucinado Sacha Baron Cohen. Um bom filme visualmente pujante e bem conseguido e com músicas que ficam no ouvido como compete a um bom musical. Uma advertência aos mais impressionáveis: há muito sangue a esguichar das gargantas, não são os rubis que Todd promete às navalhas numa das músicas.


Uma agradável surpresa foi ouvir hoje no caminho para casa, na Antena 2, algumas canções da banda sonora. Verdadeiro serviço público numa rádio que costumo ouvir 1 hora por ano.

Só neste país é que se diz: "só neste país"


Louçã acusa escola de querer usar críticas a mudanças como critério de avaliação de professores
29.02.2008 - 12h52 Lusa, PÚBLICO
Um agrupamento escolar em Leiria está a usar como critério na avaliação dos seus professores o facto de verbalizarem a insatisfação face a mudanças no sistema educativo, denunciou hoje o líder do Bloco de Esquerda.“Verbaliza a sua insatisfação/ satisfação face a mudanças ocorridas no Sistema Educativo/ na Escola através de críticas destrutivas potenciadoras de instabilidade no seio dos seus pares” é um dos indicadores incluídos no critério da “dimensão ética” para a avaliação dos professores no agrupamento escolar Correia Mateus, em Leiria, segundo Francisco Louçã.Louçã mostrou a ficha de avaliação em causa no debate quinzenal com o primeiro-ministro no Parlamento, acusando a presidente do conselho executivo do agrupamento escolar de agir como “zelote do Partido Socialista em Leiria”.“Veja tão baixo que chega esta opção do Governo (...) O senhor primeiro-ministro incendeia as escolas. O grande problema nas escolas é o combate ao insucesso escolar e não a avaliação”, defendeu.Ficha era proposta que foi recusadaNa resposta, o primeiro-ministro admitiu que aquele critério não devia ser usado, frisando que a responsabilidade não foi do Governo nem do Ministério, e assegurou que iria chamar a escola à atenção.“Se houve uma escola que disse exactamente como o senhor disse, essa escola agiu mal e naturalmente que o Ministério de Educação, que não é responsável por isso, naquilo que é o trabalho que está a desenvolver com as escolas e os conselhos directivos, vai chamar a atenção para esse ponto”, afirmou José Sócrates.O primeiro-ministro acusou o líder do Bloco de Esquerda de usar um caso concreto para “generalizar e denegrir” todo o sistema de avaliação de professores.Entretanto, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, explicou que a ficha apresentada por Louçã era uma proposta do Conselho Directivo da escola ao Conselho Pedagógico, onde chumbou. “Por isso essa ficha nunca será aplicada”, disse a ministra.


Eu só queria acrescentar que, ao contrário do que a senhora ministra diz, a proposta não foi chumbada. Até porque de acordo com o próprio ME, a mesma só irá a votação a 12 de Março. Podem ver aqui.
PS: Reparem bem no olhar da morte da sra. ministra. Ainda bem que não sou professor (ou melhor, esta senhora não me considera como tal), apenas licenciado em Ensino, porque senão estava, nesta altura, a tremer de medo.