Thursday, January 31, 2008

Don't Shoot Me Santa

O que era eu sem o You Tube?
Um indivíduo com muito tempo livre por ocupar.
Passado mais de um mês do Natal descobri esta fantástica canção da época.
Apreciem-na fora de tempo. Estes são os The Killers e são uma das minhas bandas favoritas do momento.

Tuesday, January 22, 2008

Notícias quem ninguém gosta de ouvir


Morreu Heath Ledger, ele que desempenhou uma das personagens que mais me marcaram na história do cinema - o Ennis Del Mar de Brokeback Mountain. Tinha só 28 anos e deixa muitos filmes por fazer. Já era um actor fantástico com uma carreira recheada de uns bons filmes. O último que rodou (completo) será The Dark Knight a sequela de Batman Begins que tem estado a gerar muita expectativa.

Que descanse em paz!

As distribuidoras, a pirataria e as nomeações para os Oscars

Há uma coisa que me tem chateado na distribuição dos filmes que têm estreado em Portugal nos últimos tempos. As distribuidoras queixam-se da pirataria, que as salas de cinemas estão cada vez mais desertas, o bla bla bla do costume. Agora digo eu:
Há meses que se fala dos filmes que acabaram por ser nomeados para os oscares. Atonement, Juno, Michael Clayton, No Country for Old Men e There Will Be Blood. Fala-se... mas não se podem ver. As distribuidoras, espertalhonas, sabem que à partida estes são filmes pequenos, não são tão lucrativos como os grandes blockbusters de verão, por isso o que é que fazem? Esperam pela época de prémios, especialmente pelas nomeações para os oscars, e com a publicidade garantida pelos galardões fazem-nos estrear. Ora com que é que um verdadeiro cinéfilo, mesmo daqueles que abominam os downloads ilegais, fica com vontade de fazer? Sacá-los da internet ou comprá-los na candoga. E o pior é que andamos a papar com semanas em que só estreia porcaria e sem um filme de jeito para podermos ver no cinema e agora apanhamos uma overdose. A culpa por vezes vem dos EUA. Quanto mais tarde lançarem os filmes, mais frescos eles ficam na memória dos membros da Academia e outros júris. Mas isso não justifica que, por exemplo, Juno que estreou nos EUA em Dezembro ainda não tenha data de estreia. Michael Clayton que estreou nos EUA em Outubro, só estreia cá em Fevereiro. No Country for Old Men estreou lá em Novembro e cá só estreia no fim de Fevereiro. De entre os nomeados a melhor filme, falta aquele que aguardo com mais ansiedade: There Will Be Blood de PT Anderson. Este escapa e estreia a horas decentes, poucas semanas depois da estreia internacional. O problema, como já disse, nem é só das distribuidoras nacionais, mas fico chateado, pois com certeza.

Monday, January 21, 2008

Jeffrey Eugenides


Estou nestes dias a acabar de ler o segundo romance de Jeffrey Eugenides - Middlesex. Depois do grande prazer que me deu ler As Virgens Suicidas esperava que o seu segundo romance não desiludisse. No entanto, a verdade é que Middlesex é ainda superior. Eugenides escreve um romance belíssimo que atravessa algumas décadas do século XX americano para descrever a história de um gene que se manifesta num(a) herói(na) improvável - Calliope. Fala também de algo que sempre me fascinou: a forma como imigrantes de várias proveniências se juntam no tal "caldeirão" de culturas e se diluem na grande América. Numa América que já foi tolerante e integradora e que deixou de o ser. Quanto a mim, o romance vale sobretudo pelo à vontade com que Eugenides volta a deambular pelos terrenos sempre pantanosos da adolescência com a mesma segurança com que nos contou a trágica história das irmãs Lisbon. Recomendo entusiasticamente.

Wednesday, January 16, 2008

Guilty Pleasures*

*ou coisas estranhas que tenho no meu leitor de mp3

Gosto da expressão "guilty pleasures". Exprime muito bem o sentimento de culpa que às vezes sentimos quando gostamos de algo que sabemos que é, no mínimo, estranho e não tem nada a ver com as nossas preferências.
É engraçado e humilhante para mim olhar para a lista de músicas do meu leitor de mp3 que me acompanha nas viagens grandes que faço todos os dias e admitir que tenho lá :
Styx- Mr. Roboto "a bohemian rapsody futurista"
Lynyrd Skynyrd- Free Bird para a minha faceta redneck. Mas na verdade gosto mesmo disto.
e a pièce de résistance:
Baltimora- Tarzan Boy Devo ser a primeira pessoa no século XXI a admitir que gosta de ouvir esta música. Mas a verdade é que me divirto a cantar isto no carro. Mas estejam descansados que ando quase sempre por estradas secundárias e com os vidros do carro fechados.

Monday, January 14, 2008


Primeiramente o som.
Tendões, tecidos, ossos partidos
que partem outros ossos,
O ar, cortado pelo corpo do cordeiro morto
Sons que me ensurdecem por um segundo expectante.

Num torpor, saio de mim
e com olhos alheios assisto a tudo.
O latir aflito do animal a ser castigado,
não o ouço, não me rasga por dentro,
não me obriga a cerrar os olhos.

Com uma mão, como divindade punitiva,
puxa o culpado para fora do seu tugúrio
Com a outra, agitando o cordeiro como raio de fúria fulminante,
castiga o cão.
Não o ouço a insultar o animal nem adivinho o som da sua aflição.
Ouvirei nos meus sonhos?



(imagem: Cronos, devorando um dos seus filhos de Goya)



Monday, January 07, 2008

Sonhei?
Não sei...
Andava com pés maiores que os meus
Por uma terra estranha
Mundo invertido
De pontes suspensas por fios de aranhas há muito tecidos
Resistentes e semi-vísiveis

Um clarão verde vindo da água
Ilumina a terra escura
Esmeralda! como nos livros de pequeno.

Tambores de guerra submersos em lágrimas
Ecoam no horizonte da minha visão.
Tento segurar esta imagem mas foge-me da mão
E desperto vazio.